Uma das piores decisões que podemos tomar quando nos sentimos acuados pelas situações adversas ao nosso redor, é procurar culpados!

Já falei outras vezes sobre a “síndrome de justificativa” que insistimos em alimentar, pois buscamos explicações vagas para justificar nossos fracassos, erros de conduta e falhas de caráter. Mas ainda pior que insistir em se justificar é quando buscamos culpados! Quando tentamos infligir ao outro a culpa pelas nossas próprias ações.

Agir como um “sofredor”, embora todos possamos ser “sofredores encarnados”, jogando todo o peso de nossa desdita por conta das ações de outras pessoas, é deixar de lado todo o conhecimento que recebemos sobre a Espiritualidade e nos entregarmos aos devaneios de que sem influências teríamos “feito tudo certo”.

Para nós, médiuns esclarecidos, já não é mais aceitável recorrer às justificativas e as culpas dos outros! Nossa consciência assume a responsabilidade total sobre nossas ações e todas nossas dificuldades somente cessam quando assumimos a responsabilidade pela dura lição que possamos estar vivenciando.

Todos nossos tormentos são por conta de nossas próprias decisões, de nosso livre arbítrio, e, mesmo quando uma situação kármica está envolvida, devemos ter a consciência de que somos nós os responsáveis e o teste apenas se apresenta porque pedimos a verificação de nosso caráter... Se estamos prontos para abrir mão do orgulho e da vaidade, se nos libertamos da ganância e luxúria.

O entendimento da lição que se apresenta trará o seu final! A comprovação de que não agiremos com a mesma reação do passado, de que não iremos buscar justificativas ou culpas nos outros, simplesmente porque assumimos nosso erro ou falha, traz um alívio quase imediato da tormenta momentânea! A Terra é uma escola e lição aprendida, é lição superada, não volta! Mas as provas que reprovamos trazem novamente a necessidade em passar tudo de novo até a verificação do real e sincero aprendizado. Até a comprovação que o caráter realmente mudou e a ausência de revolta trouxe a paz da compreensão.

Escrevo por já ter passado por tudo isso... Por já ter vivido a síndrome de justificativa, por já ter procurado colocar a culpa nos outros e até culpar a Espiritualidade pelas dificuldades que enfrentava. Mas também vivi na prática que a compreensão da lição trouxe a paz e prosperidade! Assumir as falhas não é vergonhoso. Vergonhoso é estar ano após ano repetindo as mesmas lições, passando pelos mesmos problemas, que vêm e vão em ciclos de altos e baixos até atingir a necessária compreensão.

A verdade nos liberta! A verdade sincera, sem máscaras, sem culpas, sem justificativas...
Kazagrande



Comentários

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

Postagem Anterior Próxima Postagem