Meu filho, lá nos planos espirituais, aonde você muitas vezes vai quando dorme, mas ao acordar não lembra, existe uma grande família espiritual a lhe esperar, velar e torcer por você. Quebre a barreira vibracional com sentimentos e pensamentos elevados, levando seu coração até eles. Mate a saudade espiritual que existe dentro do seu peito. Deixe a intuição fluir. Os mentores não são mestres intocáveis que vocês devem reverenciar, mas sim, são amigos de jornadas. Conheça-os, trabalhem juntos e se alegrem juntos. Eles estão te esperando.


Mediunidade é uma missão importante, mas não diviniza e nem inferioriza ninguém. Vocês sabem disso. Tem gente que pensa que ser grande médium é praticar fenômenos para “incrédulo ver”, fazer profecias e escravizar sentimentos. Outros pensam que é se vestir todo com uma fantasia e das vazão às suas próprias emoções, gritando e batendo, fazendo o sofredor sofrer ainda mais com suas energias. Não! Mediunidade é trabalhar com respeito! Com o mesmo respeito que um Preto Velho chega até você, sutilmente... É trabalhar em parceria com os amigos do lado de cá para o bem de todos, apenas isso. Vocês complicam muito as coisas. Na verdade tudo é muito simples. Pense na manifestação de uma Sereia, emanando e curando. Existe algo mais simples e de mais grandiosidade que a manifestação de uma Sereia?


Parem de julgar a manifestação mediúnica ou a experiência do outro. Você pode até não concordar, mas caso para ele faça sentido, deixe. Cada um tem sua evolução e vai aprender... Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece! Isso lembra muito a postura daquele que não consegue fazer melhor e por isso mesmo vive a criticar e apontar o defeito dos outros. Meu filho, alguns fazem questão de incorporar Pai João de Enoque, mas em Cristo Jesus afirmo a você que a maioria das vezes que Pai João chega em um Trono, ele vem com outro nome para não melindrar os médiuns, porém sua sabedoria e sua energia é a mesma. O quê realmente conta é o seu dia a dia, como pessoa comum, passando pelo crivo do grande mestre que é a vida. Não adianta nada trabalhar muito espiritual e viver mal com sua família, com seus colegas... Tem que aprender a viver lá fora do mesmo jeito que procura trabalhar no Templo, praticando a humildade, tolerância e amor.


Fazer caridade é muito bom. Se, além disso, der exemplo no seu dia a dia com seu comportamento, melhor ainda. Tem gente que acha que doando uma cesta básica de Natal ao desencarnar será “salvo”. Outros ainda se acham muito especiais e caridosos, verdadeiros missionários... Não caiam nessa bobagem. Saibam que, em verdade, ao auxiliar os outros vocês ajudam a si próprios. E quando fizer a caridade, também não apenas dê o peixe, ensine as pessoas a pescarem. “Caridade de consolação” ergue a pessoa, mas depois que ela já está de pé, está na hora de ensiná-la a andar, com a “caridade de esclarecimento”. Pensem nisso! Caridade, faça sempre que surgir a oportunidade de auxiliar o irmão. Esclarecimento leve a todos os lugares, fazendo a sua aura brilhar e contagiando as pessoas com alegria e vontade de viver.


Trabalho em grupo é coisa séria, deve haver amizade, alegria, mas não é reunião social. Os Mentores escutam os seus pensamentos e não estão nada interessados em suas preferências físicas, nem em suas “paqueras” dentro deste grupo, nem dão importância a isso. Tão pouco são cúmplices das fofocas, guerras de vaidade e ciúmes que existem dentro do mesmo. Um trabalho espiritual em grupo é uma benção e oportunidade única de evolução, tanto de encarnados como desencarnados. Aproveitem bem! Existe um montão de mestres esperando por vocês desse lado, mas muitas vezes eles não conseguem lhes amparar, afinal vocês não param de pensar no “vizinho”, ou como a vida é difícil e injusta com vocês…


Não sejam Jaguares pela metade. Durante o dia vocês ficam pensando em espiritualidade, mas ao dormir, que é a grande hora onde o espírito se liberta do corpo físico, vocês não pensam em nada, ficam com preguiça e logo suas mentes são invadidas por um monte de coisas, adormecendo na mais perfeita desordem. No mínimo orem ao deitar-se. Agradeçam o dia, coloquem - se à disposição do aprendizado, aproveitem as horas de sono. Elas são chaves de acesso ao crescimento espiritual. Meditem nisso.


Do lado de cá nós adoramos música. Ela rejuvenesce a alma, acorda o coração e desperta a intuição. Aproveitem as músicas de qualidade. Elas são ótimas e verdadeiro brilho e alimento para vossos espíritos. Também escutem a música que os espíritos superiores cantam secretamente dentro do coração de cada um. É a música da Criação, ela está em todos, mas só pode ser escutada quando a mente silencia e o coração brilha.


Pensem também na natureza. Coloquem uma música suave. Direcionem-se mentalmente a um desses sítios sagrados, verdadeiros altares vivos do amor de Deus. Pensem na força curativa das matas, na força amorosa e pacificadora das cachoeiras, da limpeza energética que o mar traz ao espírito. Meditem neles. Isso traz sintonia, reciclagem energética e boa disposição. Façam isso por vocês e fiquem bem!


Dedique-se mais ao autoconhecimento. Ele é muito importante. E um dia, mesmo que isso demore milênios, você se conhecerá tanto, que realmente descobrirá sua natureza divina. Nesse dia, as cortinas da ilusão se abrirão e você verá o universo a sua frente. Não vai ver mais nem Céu e nem a Terra, vai enxergar que o Senhor tem o Seu Templo em teu íntimo...

57 Comentários

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

  1. Maravilhosooooooooooooooooooo
    qual o nome do preto velho?

    ResponderExcluir
  2. Na imagem é Pai Joaquim das Cachoeiras, mas as mensagens têm várias origens!
    Um fraterno abraço,
    Kazagrande

    ResponderExcluir
  3. Salve Deus!!!!
    Era tudo o q eu precisava ouvir no dia d hj!!!
    Simplesmente Maravilhosoooo...

    ResponderExcluir
  4. Realmente pérolas. Adorei o blog!

    ResponderExcluir
  5. Qta simplicidade e quanto amor!Qta sabedoria!leituras assim nos fazem sintir quase que levitando.O coração explode de alegria e de amor.Como é bom meu Deus.Obrigada.Muita paz e muita luz.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por postar palavras de sabedoria. Vou levar tudo isso em minhas meditações.
    Márcio Lyra

    ResponderExcluir
  7. Só os verdadeiramente simples são capazes de mensagem tão singela e nobre. Oh! abençoado Preto Velho quanto amor.
    Jucely

    ResponderExcluir
  8. o dia que todos (seres encarnados)tivermos conciencia da grandiosidade e do esforço desses preciosos mentores ....sera os primeiros indicios da nova era....nossa mãe tia neiva que tanto sofreu para implantar essa maravilhosa doutrina em nossos corações se alegrara tambem...
    ninfa lua...Juliana

    ResponderExcluir
  9. SALVE DEUS!

    JESUS É NOSSA INSPIÇÃO E FORÇA.

    LINDA LIÇÃO AMOR.

    VAMOS PRATICALA.

    ResponderExcluir
  10. Essa mensagem são como balsamo para o meu espirito, em desalinho
    SALVE DEUS

    ResponderExcluir
  11. Outra nityama....Janaína
    Noooosa adorei!!!! Sabe as vezes fico pensando que sabemos pelo menos um pouco, entretanto a cada dia descubro mais e mais e desta forma passo a crer que o que sei ainda não suficiente ao que pela frente irei aprender. Quero agradecer de coração por todos os ensinamentos que nos chegam na hora certa , quando mais precisamos, aposto que todos que foram neste blog tinha o dia para descobrir algo de novo em sua jornada; pelo menos foi o que aconteceu comigo. Valeu de coração!!! E que Deus esteja sempre conosco!!!

    ResponderExcluir
  12. Nooooosa adorei!!! Sabe, as vezes penso que sei pouco, entretanto, a cada dia aprendo mais e mais, e isso só prova que o que sei é menor ainda do que supostamente pensava saber e sinceramente agradeço de coraçao por tudo que li hoje neste blog foi uma grande aula.

    ResponderExcluir
  13. Salve Deus,
    como é maravilho aprender com nossos pretos velhos.

    Abs fratenal.

    ResponderExcluir
  14. SALVE DEUS! A SABEDORIA E A FILOSOFIA ESPIRITUAL DE UM PRETO VELHO,TIRA MUITAS MAGOA DOS NOSSOS CORACOES, AS LAGRIMAS CAEM COMO SE FOSSE UMA LIBERTACOA,LIMPANO NOSSAS ALMAS DE TANTAS RECORDACOES,PRETOS VELHOS QUERIDOS DE DEUS,VOVOZINHAS PRETAS VELHAS QUERIDAS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SUA BENCAS E MEUS RESPEITOS COM TERNURA. QUE DEUS ABENCOE ILUMINE
    PROTEJA O MESTRE APARA, A VOZ DIRETA DO CEU...

    MESTRE TIAO... E... SALVE DEUS...

    ResponderExcluir
  15. Estou visitando pela primeira vez o blog e me deparei em primeiro momento com essa mensagem reflexiva maravilhosa desses pretos velhos que tanto amo.... e que estao sempre na minha vida e de meus familiares ensinando com amor. Que o Divino Mestre Jesus esteja com todos !!!!!

    ResponderExcluir
  16. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado! Salve Deus! Maravilhoso... precisa ler isso. às vezes me sinto pequena diantes de pessoas que estão trabalhando ao meu redor.

    Presciso saber da letra e/ou ouvir o canto da Cabocla IRACEMA!

    Nifa Lua Lú

    ResponderExcluir
  17. ninfa sol Elza Fernandes ;;sou maravilhada c as mensagems que tbm recebo no meu email meus queridos pretos velhos vos AMO de coraçao ;;;Olha se eu pudesse estaria agora do seu lado por toda minha vida te amo D+ sao meus tesouros salve deus

    ResponderExcluir
  18. SALVE DEUS, MEU PRETO VELHO - IRMAO EM CRISTO...

    ResponderExcluir
  19. Salve Deus, além de riquissimas essas palavras para o aprendizado, despertei dentro de mim, uma vontade de sempre saber algo mas sobre a doutrina. Dionys!

    ResponderExcluir
  20. Sabedoria de Preto Velho, simplicidade e precisão. Essa mensagem é bálsamo para nossas almas, carentes da prática do Evangelho do Cristo Jesus. Nós, Cristãos, tão próximos pelas palavras e tão distantes d'Ele pela prática... Mas vamos chegar lá! Eu tenho fé em Deus que iremos, todos nós... Humildade, Tolerância e Amor!
    Paz e Amor a todos
    Paulo
    05/02/2011
    Barra do Garças/MT

    ResponderExcluir
  21. SALVE
    DEUS!!! Graças a DEUS!!!
    SALVE DEUS!!! LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!!! GRAÇAS A DEUS!!! Muito OBRIGADO Preto Velho Abençoado! Verdadeiro exemplo de AMOR E HUMILDADE!!! Preto Velho Iluminado, Cheio de SABEDORIA! AMO SER MISSIONÁRIA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!!! Graças A DEUS!!! Ainda não sei nada, mas não faltará OPORTUNIDADE de APRENDER!!! SALVE DEUS A TODOS IRMÃO EM CRISTO JESUS!!!

    ResponderExcluir
  22. SALVE DEUS!!! Graças a DEUS!!! Louvado seja Nosso Senhor JESUS CRISTO!!! Muito OBRIGADO PRETO VELHO DE LUZ ABENÇOADO, por esta MENSAGEM DE AMOR, HUMILDADE E SABEDORIA!!! AMO esta DOUTRINA! AMO SER MISSIONÁRIA DE JESUS CRISTO!!! Ainda tenho muito que aprender e Graças a DEUS não faltará OPORTUNIDADES!!! Graças a DEUS!!! SALVE DEUS A TODOS MEUS IRMÃOS EM CRISTO JESUS!!!

    ResponderExcluir
  23. Lindo!!! Uma lição para a caminhada do Jaguar!!!!

    ResponderExcluir
  24. Grandiosa lição de amor !!! Maravilhosos pretos velhos. Ter lido este texto, me reportou novamente no ano de 1998 em Boa Esperança - Minas Gerais, donde conheci esta maravilhosa doutrina e foi o começo da minha recuperação espiritual. Salve Deus !!!

    ResponderExcluir
  25. Salve Deus!!!nossa foi lindo...adorei, fiquei encantada.

    ResponderExcluir
  26. GRACAS A DEUS'SABDORIA SOBRE A NOSSA DOUTRINA E MUITO IMPORTANTE

    ResponderExcluir
  27. MARAVILHOSO TEXTO!!!!E MUITO BM VC QUE ESTRA COMEÇANDO NO VALE DO AMANHCER LER ESSE TEXTO SALVE DEUS!!!!!ESTOU MARAVILHADA E EMOCIONADA.

    SALVE DEUS!!!!

    ResponderExcluir
  28. Salve Deus!Que grande simplicidade a sabedoria de um preto velho, benditos pretos velhos e pretas velhas, quanto amor, amor incondicional, tudo vem de Deus na força desta Doutrina maravilhosa de tolerância, amor e humildade.
    Graças ao nosso Pai Seta Branca e nossa Mãe Iara que juntos nos trazem o amor de nossos guias e mentores espirituais.Muito feliz nessa missão de puro amor e aprendizado, porque seremos sempre eternos aprendizes.
    Salve Deus.
    Nadja - Missionária Muruaicy - Ninfa Lua - Parlo do Amanhecer - Olinda-PE

    ResponderExcluir
  29. salve deus.
    É tudo muito mágico e cheio de luz e sabedoria.
    Pai Joaquim das cachoeiras e uma entidade de muita sabedoria,amor e humildade.
    Suas palavraas soam como músicas do senhor.
    salve deus.
    cleomara rosa-dois irmãos-vale do amanhecer-Recife.
    salve deus.

    ResponderExcluir
  30. Salve Deus Mestre Kazagrande!

    Este foi o texto que li na abertura do trabalho oficial no 1º de maio no nosso templo.

    Pela experiência que passei, posso recomendar a qualquer médium, que tenha sintonia, principalmente comandante ou palestrante, que peça permissão ao seu presidente e a pai joão de enoque e leia este texto para o corpo mediúnico, seja numa abertura de trabalho ou em uma palestra dominical. Uma leitura bem pausada demora 7 minutos.

    Se lermos com atenção, pausadamente e tranquilamente, tentando estar em sintonia com pai joaquim, emanando com amor, veremos que vamos emitir através deste texto em suas palavras, verdadeiro bálsamo curador para o jaguar!

    Pai Joaquim, sintetiza de forma bem sutil, a nossa conduta doutrinaria e parabenizo o senhor por ter postado aqui este texto, esta semente que nos meios eletronicos atravessa o mundo em um segundo que germina e cresce no coração dos jaguares e que ainda certamente deve trazer muitos frutos.

    Eju agradeço e lhe dou os parabéns mestre Kazagrande! tenho certeza que Pai Seta Branca está feliz com a realização desta missão de exilio que ora vos é confiada.

    Abraços!

    Walton
    Adjunto Regente Arantos

    ResponderExcluir
  31. Salve Deus! E tão simples, ser luz, verdade e amor, nos mulheres e homens, enfim nos jaguares é que complicamos tudo com a nossa insegurança. Que maravilhoso ouvir de um Preto velho que nossos mentores são nossos amigos, que estão do nosso lado, e não mestres que esperam a nossa reverencia. Eles só anseiam trabalhar junto com nós, nos dar a rica oportunidade de levar o nosso amor, a nossa luz a todos que se encontram na escuridão. E assim evoluirmos para retornar a casa do Pai. Que nós jaguares tenhamos a capacidade de aprender a amar com o amor incondicional.
    Por uma: Ninfa Lua

    ResponderExcluir
  32. SALVE DEUS MEUS IRMÃOS! O AMOR É BASE DE TODA SABEDORIA!ESSAS PALAVRAS EMANADAS PELO NOSSO PRETO VELHO PAI JOAQUIM DAS CACHOEIRAS, SÃO O EXEMPLOS DE AMOR E CARINHO QUE TEM POR NÓS, QUERENDO COM AS MESMAS A NOSSA EVOLUÇAO !!!!! SALVE DEUS!!!

    ResponderExcluir
  33. Pretos velhos de Luz...só um espirito tão elevado para com muita simplicidade nos passar algo sublime!Ninfa Lua

    ResponderExcluir
  34. SALVE DEUS!

    MAGNÍFICA MENSAGEM DOS PRETOS VELHOS MENTORES DE LUZ E AMOR COM OS QUAIS TEMOS MUITO A APRENDER!! MEU PRETO VELHO MEU GUIA ME GUIE NESTA JORNADA! SALVE ESTES DEDICADOS SERVOS DA BONDADE E DA CARIDADE DO SENHOR, SALVE ESTES VELHINHOS DE LUZ!!! PAIZINHOS QUERIDOS QUE NÃO NOS ABANDONAM NUNCA QUE SEMPRE ESTÃO A ZELAR PELO NOSSO BEM! GRAÇAS A DEUS!!

    ResponderExcluir
  35. Salve quanto aprendizado nas palavras deste preto velho,... (Cada um tem sua evolução e vai aprender...)... (Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece!) Não precisamos forçar ou cobrar de ninguém: se parou se vai continuar se vai voltar ou se vai começar. O que temos a fazer e mandar nossas boas vibrações em favor da evolução de quem se encontra em desequilíbrio, desaminado ou prestes a desistir de tudo. O amor que emanamos ate o nosso irmão o ajudara em sua evolução se for isto mesmo que ele busca. Salve Deus, como é grande o amor de um preto velho por nós. Ninfa Lua.

    ResponderExcluir
  36. as vezes meus sonhos mim confudi o que pare claro se torna complicado ! salve deus

    ResponderExcluir
  37. sabemos que uma das coisas mais ricas em nossa doutrina e a grande sabedoria desses abnegados bem feitores e queridos pretos velhos!!!

    pena que muitas vezes os aparás ainda sofrem a incompreenção de muitos !!

    salve deus!!

    ResponderExcluir
  38. salve deus
    mestre,
    gostaria de saber se possso comentar ou passar essas mensagens em aulas,
    verbal e escritas

    ResponderExcluir
  39. Todo o conteúdo do Exílio do Jaguar é livre. Inclusive os livros foram totalmente doados, tanto a edição impressa, quanto os direitos autorais a todos os médiuns da Doutrina do Amanhecer.

    Por tanto, fique a vontade para fazer uso de qualquer conteúdo.

    Um fraterno abraço,
    Kazagrande

    ResponderExcluir
  40. Amei, eis um maravilhoso ensino, salve Deus. Adriana

    ResponderExcluir
  41. Salve Deus! Que lindo! Isso serve de lição pra muitos mestres, que usam da vaidade em vários aspectos. Salve Deus! Não quero discriminar nem corrigir niguém, quem sou eu? miuta luz pra todos.

    ResponderExcluir
  42. Não tem como não se emocionar com palavras tão simples e cheias de amor e luz. Depois de fazer essa leitura nosso coração com certeza se enche de amor, tranquilidade e humildade! simplesmente lindo. Salve Deus..

    ResponderExcluir
  43. Não tem como não se emocionar com palavras tão simples e cheias de amor e luz. Depois de fazer essa leitura nosso coração com certeza se enche de amor, tranquilidade e humildade! simplesmente lindo. Salve Deus..

    ResponderExcluir
  44. Li com lágrimas cada pérola. É tudo tão simples e complicamos tanto. Que a simplicidade desses pretos velhos de luz, seja o nosso mais desejo de ostentação. Jesus está nos pequenos, no trabalho na precisão, e principalmente no amor que emanamos, pois o amor é o principio e o fim de tudo. Era tudo que precisava ler, hora precisa. Salve Deus e Graças a Deus.

    ResponderExcluir
  45. Que sabedoria e plenitude nas palavras, que dádiva essa de termos os pretos velhos a nos ensinar. Deus é maravilhoso em tudo que faz e nós somos abençoados em poder receber. Salve Deus

    ResponderExcluir
  46. Que sabedoria e plenitude nas palavras, que dádiva essa de termos os pretos velhos a nos ensinar. Deus é maravilhoso em tudo que faz e nós somos abençoados em poder receber. Salve Deus

    ResponderExcluir
  47. Salve Deus.

    Graças a Deus!

    Ao ler esse texto quão grande é a emoção e ensinamento em meu pequenino coração.

    Obrigada Mestre,

    Ninfda Lua,
    Leu Britto

    Salve Deus.

    ResponderExcluir
  48. Essa mensagem abranda o coração e enriquece a alma!
    Simplesmente MARAVILHOSA.

    ResponderExcluir
  49. Salve Deus, sempre uma mensagem nos coloca de volta ao cominho desviado mesmo que por instantes, salve Deus.

    ResponderExcluir
  50. Salve Deus, sempre uma mensagem nos coloca de volta ao cominho desviado mesmo que por instantes, salve Deus.

    ResponderExcluir
  51. Salve Deus, sempre uma mensagem nos coloca de volta ao cominho desviado mesmo que por instantes, salve Deus.

    ResponderExcluir
  52. salve deus no instante de hoje era tudo que eu precisava ouvir #kazagrande você tem alguma imagem do preto velho pai joaquim do congo meu pai bendito?

    ResponderExcluir
  53. Salve Deus! Esta mensagem me emocionou muito! Agradeço a Deus por ter me encaminhado a esta doutrina de puro amor .

    ResponderExcluir
  54. Salve Deus, nos Templos do Amanhecer foi onde eu encontrei o local seguro para as minhas lagrimas que são perguntas de meu espirito e são os Pretos velhos com esses conhecimentos me respondem.Salve Deus

    ResponderExcluir
  55. SALVE DEUS esta leitura de ensinamento me esclarece e me alegra o coração e o meu espirito pois desde que frequento o templo do Amanhecer já tenho otros conhecimentos SALVE DEUS GRAÇAS A DEUS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

Postagem Anterior Próxima Postagem