Minha sinceras homenagem a Falange de Pai Seta Branca.

Kazagrande

Yone Turial de Almeira, Primeira Tupinambá, acompanhou Tia Neiva em sua jornada, desde 1974. Oito anos depois, assumiu a missão dada por pai Seta Branca: criar a falange Dele.

Conta a Ninfa Yone:

- Em 1982, eu era Muruaicy, mas tinha saído da Falange. Tia Neiva mandou que eu voltasse, para ser Regente, porque a Primeira Muraicy (Rilza) estava afastada. Na Estrela, no dia da Consagração da Dinah como Primeira Dharman-Oxinto, a Tia disse: "Minha filha, você vai ficar aqui do lado, não vai ser mais Regente Muruaicy, o Pai Seta Branca disse que sua missão vai ser outra".

- No dia seguinte na casa de Tia Neiva, fui informada por ela que a minha missão era formar a falange de Pai Seta Branca, pois ele disse que tinha chegado à hora.

- A missão da falange, naquele momento, tinha um cunho social, era o Serviço Social da Doutrina. A Tia deixou escrito: "A falange Tupinambá tem acesso à direção da Casa Grande", porque nós teríamos que estar lá. Ele trouxe as Tupinambás para trabalhos sociais, ligados a atenção aos irmãos menos favorecidos, as crianças desamparadas, aos pacientes que chegavam bêbados e aos drogados. Distribuir harmonia entre o corpo mediúnico e ajuda em arrecadação para ajudar alguns necessitados.

- Eu recebia as pessoas, dava alimentação e conduzia até o Templo, para passar nos trabalhos todos os dias. As Entidades mandavam me chamar e diziam: Fica com esse paciente por tantos dias e, eu ficava. Então, todos os dias eu os trazia até o Templo e eles passavam nos trabalhos, até o dia que eles concluíam o tratamento espiritual e seguiam os seus caminhos, para onde quisessem ir. Muitos Mestres passaram por lá. Fiquei na Casa Grande por oito anos, mas resolveram desmanchá-la, e foram formadas outras casas em outros lugares. As vezes, alimentava sessenta, setenta pessoas num almoço e o mesmo no jantar.

- Tudo o que eu fazia era através da intuição de Pai Seta Branca, nada por minha conta. Ele dizia: "todos os dias eu te espero às nove horas no Turigano", e assim acontecia. Ele me preparava, me mediunizava e eu passava o dia trabalhando, não tinha dificuldades, todos ajudavam.

- A Tia Neiva não conseguiu narrar ou contar a história das Tupinambás. Naquela época, ela estava muito debilitada e, não tínhamos tempo nem de conversar. A única coisa que ela fez foi o canto da minha individualidade, que diz tudo de nossa missão. O canto da Tupinambá é o da minha individualidade. Como não houve tempo de fazer o canto coletivo para as componentes da falange, eu pedi permissão a ela e dei o meu canto para as Tupinambás.

Acervo da Primeira Tupinambá Yone Turial - (Blog das Tupinambás)

Segundo Tia Neiva orientada por Pai Seta Branca, a missão da falange está além das portas do templo do amanhecer, seu verdadeiro propósito é o auxilio dos cegos, dos mudos, dos surdos e dos incompreendidos, são aqueles que chegam aqui em busca de cura para os seus males físicos e espirituais, essa é a missão das Tupinambás, ajudar as pessoas mais necessitadas.

Antigamente a falange era associada à direção da Casa Grande, de acordo com as palavras da Tia, as Tupinambás deveriam gastar todo o tempo que fosse necessário atendendo as pessoas que aqui chegassem, deveriam tomar todas as providências para o auxilio dessas pessoas, mas com o passar do tempo e com o falecimento de Tia Neiva muito da missão das Tupinambás foi esquecida.

A falange tem também como responsabilidade a manutenção da imagem do Pai Seta Branca que está localizada no interior do Templo, as Ninfas responsáveis pela limpeza são escaladas pela Primeira Tupinambá.

A CASA GRANDE DAS TUPINAMBÁS

Esta casa foi criada pela Primeira Tupinambá Yone, por ordem de Pai Seta Branca, Mãe Yara e Tia Neiva em dezoito de novembro de 1985. Foi fechada após sete anos de funcionamento ininterrupto.

Existia no Templo Mãe uma cantina, uma casa, onde atendiam as pessoas necessitadas de ajuda física e espiritual que lá chegavam. As pessoas necessitadas eram encaminhadas pelas entidades do Vale do Amanhecer, principalmente, por Vovó Catarina das Cachoeiras e, ali permaneciam o tempo indispensável e necessário para receberem as suas curas.

Os que ajudavam na Casa das Tupinambás eram os componentes da própria falange ou outros voluntários de outras Falanges Missionárias que se propuseram somar esforços e ajudar a nossa Primeira Tupinambá, para o bem de muitos.

Com o funcionamento da Casa das Tupinambás, todos os dias às nove horas da manhã, a Primeira da falange ou quem ela determinasse ou escalasse para substituí-la, deveria fazer a emissão e o canto no Turigano, na presença de todos os voluntários do dia. Havia esse ritual, pois conversando certa vez com Pai Seta Branca ele explicou à Ninfa Yone que, estaria esperando por ela todos os dias nesse horário no Turigano.

Caso algum Adjunto sentisse que deveria abrir a Casa Grande das Tupinambás, em algum dos Templos do Amanhecer, poderia fazê-lo, (com a devida autorização do Coordenador) procurando a Missionária Yone para obter todas as regras e orientações necessárias para o funcionamento da casa. “Iluminação”, isto é, a vibração que se irradia por toda aquela casa transitória. Palavra da Tia Neiva, referindo-se à Casa Grande das Tupinambás.

Hino à Virgem Tupinambá

Esse hino não é especifico em termos de Ritual, mas convém registrar a sua característica em promover uma harmonia no ambiente, seja no Templo ou mesmo no lar, nos momentos em que o médium julgar conveniente para melhor situar-se em uma sintonia de equilíbrio.

Lírio bendito do senhor
Vem do além juntar-se a nós
És farol que ilumina a noite escura
És luar de prata sobre nós

Este mundo nosso te traz
O mal recordar os tempos teus
Pois com teu puro amor foi condenada
E queimada junto ao amado teu

Pediste a Deus clemência
A quem tanto mal te fez
E a Virgem Mãe de ti compadecida
Uniu-te junto aos pés dos filhos teus

Virgem das virgens aos pés de Deus
Vem nos trazer a Salvação
Tua meiguice nos transforma
Teu humilde e meigo coração

5 Comentários

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

  1. fico cada dia dia mais feliz por acessar o vale do amanhecer e encontrar sempre novidades, gostaria da historia de yuricy. salveDeus em cristo jesus

    ResponderExcluir
  2. Uma Benção de Deus, em Nosso Senhor Jesus Cristo, ser Filha de Pai Seta Branca e Tupinambá por escolha da Espiritualidade.
    Salve Pai Seta Branca! Salve Nossa Senhora do Apará e Salve as Tupinambás em Cristo Jesus!
    Que as ajudas aos cegos, mudos e incompreendidos se cheguem pelo Amor e Humildade das Ninfas Benditas de minha Falange TUPINAMBÁ!
    Salve Deus!

    ResponderExcluir
  3. essa é a nossa missão...q o Pai espera de nós....vamos cumpri-la minhas irmãs..em cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado meu mestre. Tão pouco foi trazido sobre esta falange bendita (textos e histórias) e tanto nos foi deixado (mais oportunidade de fazermos luz).

    Guardarei com muito carinho esta pequenina e ao mesmo tempo generosa pérola sobre as Tupinambás.

    Adjunto Neruã
    Mestre Igor
    Salve Deus!

    ResponderExcluir
  5. Olá boa tarde, como explicação da Nossa Primeira Tupinambá a Falange de Tupinambá é de Pai Seta Branca e a Guia Missionária da Falange é A Nossa Queria Mãe Iara.
    Só pra quem estar lendo o Post deixar claro isso.
    Ninfa Lua Leilane Templo Mãe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

Postagem Anterior Próxima Postagem